terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Blog da Portadora

Esse é um blog em que relatarei vivências com a Síndrome de Rokitansky.
É o blog da portadora!

O que é a síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser?
A Síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser é uma agenesia mülleriana, ou seja, todos os órgãos que seriam derivados do ducto paramesonéfrico (ducto de Müller) estão em agenesia/hipoplasia. Seriam eles: terço superior da vagina e útero.
O diagnóstico geralmente é feito na adolescência, no período da menarca ou primeira relação sexual.
A síndrome é muito mais do que simplesmente não ter útero, não podendo ter filhos e ter o canal vaginal curto ou até inexistente, necessitando de uma intervenção cirúrgica, pode acarretar outros problemas, como ósseos, anomalias urológicas associadas, tais como rim pélvico, rim em ferradura ou irregularidades do sistema coletor, além de outras anomalias, como alterações da coluna vertebral.

E é com este blog que espero mostrar a essa uma, entre cinco mil mulheres nascidas, que é portadora que ela não é a única e não está sozinha!

Sejam muito bem-vindas!

4 comentários:

  1. Estamos juntas!Estou com 31 anos, e quando tinha 18 é q fui diagnosticada. Só encontrava coisas no google em ingles e espanhol, hj fiz uma busca e encontrei tanta coisa, inclusive seu blog.Êta assunto difícil, até hj não converso com minha mãe sobre isso...muitas lembranças ruins...enfim, estamos vivas é o que importa!Sou casada e feliz!Tive sorte em encontrar namorados tão maravilhosos e um marido de tirar o chapéu!Te admiro querida!Beijos carinhosos Déa/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déa!!
      Hoje a tecnologia nos permite tanta coisa.... eu também quando resolvi dar uma pesquisada encontrei poucas coisas.... o principal foi o blog Síndrome de Rokitansky, foi lá que descobri não estar sozinha.
      Se quiser conversar, só mandar e-mail.
      É difícil conversar com os outros sobre, mas com pessoas que sabem o que realmente é possuir a Sd é bem mais fácil.
      Quando descobri não estar só eu renasci!
      Beijossss

      Excluir
    2. Ola menina!

      Assim como vcs, eu também pensava ser a única no mundo a ter esse problema ou síndrome ...
      Tenho hoje 31 anos, a aos 14 foi qd tudo começou...
      Sentia muitas dores que nem sabia identificar que eram cólicas, apenas dizia aos meus pais que tinha dor de barriga ...
      O tempo foi passando e o diagnóstico demorou a sair, pois eu era virgem e ate então, nem pensava em sexo.
      E ainda bem por isso, pois eu não tinha o canal vaginal interno, e como na época meu "problema" não foi detectado logo,e consequentemente, tive que retirar o útero, pois já estava condenado por armazenar o sangue das menstruações que não poderia sair ...

      Enfim, hoje estou um pouco mais esclarecida sobre esse assunto, mas decidi vir aqui para tentar ajudar as meninas que passaram ou que estão passando por isso.
      Gostaria de receber mensagens de quem passa ou passou por isso, para conversarmos mais sobre o assunto e nos ajudarmos com nossos depoimentos ...

      beijinhos a todas .

      Excluir
    3. Olá!
      Me envie um e-mail:
      lacosderokitansky@hotmail.com
      Para que possamos conversar!
      Bjsss

      Excluir